segunda-feira, 16 de junho de 2014

De olho aberto: Diferença entre Daemon e Exú





Todo mundo nessa vida já deve ter se deparado na internet com alguém que dizia incorporar Belial, Asmodeus e todos esses daemons que a gente já tá saturado de ouvir os nomes. Porém, o que não se sabe é que muitas das vezes eles não estão se referindo de fato aos daemons e sim aos Exús de certas linhas que costumam se apresentar com esse nome. Mas afinal, qual a diferença entre ambos?

Muito simples, energia. O Exú é muito mais próximo da gente que o daemon. Existem até teorias que dizem que os Exús com esses nomes são na verdade falangeiros desses daemons, mas é só uma teoria. Basicamente, o Exú precisa de muito menos para trabalhar que um daemon, pois pode vir também com muito mais facilidade que o mesmo. Em contrapartida, esses Exús estão sujeitos as regras das casas de Kimbanda e Umbanda onde são assentados (regras que as vezes eles mesmos criam), enquanto o daemon é mais livre desse tipo de dogma.
Não há exatamente prós e contras de se trabalhar com um e com outro, se por um lado o Exú pode trabalhar com coisas materiais de forma eficaz e rápida, o daemon pode ajudar com coisas de cunho mais astral (como o fornecimento de servidores, informações sobre planos astrais e etc.). Cada um possui sua esfera de melhor atuação, ainda que ambos possam fazer as mesmas coisas.
"Mas é claro que o daemon é mais forte que um Exú!"
Deixa de ser BURRO. Primeiro que não existe essa comparação de quem é mais forte que quem, segundo mesmo que o daemon fosse mais forte, ele pode ser lá na esfera de existência dele, aqui pra cima ele tá tão ocupado gastando energia pra se manter aqui, que (em tese)o Exú continua levando vantagem. Não existe essa de "quem é mais forte que quem", existe quem trabalha melhor aonde.
"Mas é possível incorporar daemons"
Pode até ser, mas eu sinceramente não pago pra ver você fazendo isso sem uma estrutura muito foda em volta pra proteger o seu rabo de possíveis efeitos colaterais. Tenta imaginar que é quase como incorporar um Orixá só que com um risco GIGANTE de dar merda e você ficar muito fodido da cabeça. É mais ou menos por aí.
"Dá pra evocar um Exú pela Goétia"
Dá, só não espere que ele fique muito feliz com isso. Cada tipo de entidade tem uma forma de trabalhar. A do exú é incorporação e não ficar numa porra dum triângulo sem nada pra segurar ele ali. O daemon tem força suficiente pra se manter sozinho, o Exú por estar mais perto nunca precisou disso. Ele pode fazer? Pode, mas é perda de tempo, pois ele vai trabalhar de forma menos produtiva do que se estivesse em seu ambiente normal de trabalho. Pense que é algo como um Finlandês trabalhando em Dezembro no Rio de Janeiro. É por ai...
"Um daemon pode incorporar do nada em alguém?"
Nem isso e nem usar o facebook, se por acaso você já tiver tido contato com aquele amiguinho que cismou que tava incorporado com Lúcifer e que queria que você vendesse a alma ou reconhecesse ele como o Sr. Fodão Mestre das Trevas.
Então galera, primeiro, vamos parar com essa putaria de "quem é melhor que quem" e de maluquices como "Asmodeu incorporou em mim ontem e falou pelo facebook" só pro seu amigo não ficar puto por você ter dado em cima da mina dele.

2 comentários:

  1. Eu discórdo, na minha humilde opinião há diferenças de forças sim, pois isto implica em uma HIERARQUIA, sob a qual Daemons e exus fazem parte. ex: é como um exército onde há soldados, capitães, generais, comandantes, cada um com sua força, mais em uma escala de poder e autoridade,menor ou maior dependendo da posição que ocupam. Na minha teoria penso que é da mesma forma com daemons e exus, pois trabalham na mesma "empresa' para o mesmo "patrão',por que vcs acham que um exu ficaria "puto' se fosse invocado no triangulo? coisa que para um daemon já é natural? porque vc aguenta o padrão energético de um exu a ponto de incorpora-lo e não aguentaria tão facil assim a do daemon? Simples: o daemon é mais poderoso em energia e força que um exu, portanto se sustenta por si só em manifestação em uma evocação, um exu precisa de um médium, para se manifestar pois a invocação é uma operação mais facil para ele, pois não dispensa tanta energia como seria em uma evocação onde ele teria que se manter sozinho por si só, sem precisar de um "aparelho". resultado: o daemon é maior que um exu por que está é a posição que ele ocupa, assim como os reis são maiores que os daemons e o "Chefe" é maior que todos. portanto fico com a teoria que os exus são aqueles que fazem parte das legiões que os Daemons comandam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece é que você tá metendo dois tipos de coisas completamente diferentes no mesmo balaio. Os daemons que nego costuma ver por aí, são majoritariamente criados pela Igreja Católica (não que eles não existam) enquanto a maior parte dos Exús que se vê em terreiro de Kimbanda e cia. são pertencentes a nossa cultura (é, não tem exú que nem tem aqui, lá na África). São dois tipos de entidades diferentes que não tem NADA a ver uma com a outra. A própria energia de ambos é completamente diferente...

      Excluir

Posso não concordar com merda nenhuma do que você comentar aqui, mas, se bem escrito, defenderei até a morte o seu direito de comentar. Traduzindo: Quer xingar? Discordar? Fique a vontade, mas não assassine o português.